Contribuições da teoria de Antonio Gramsci ao pensamento educacional brasileiro

  • Adair Angelo Dalarosa Unicentro

Resumo

Este texto foi escrito como subsídio ao curso: Introdução à leitura da obra de Antonio Gramsci, ministrado na Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais. O curso foi desenvolvido em torno das seguintes temáticas: breve biografia de Antonio Gramsci; a obra de Antonio Gramsci; Antonio Gramsci, a política e a educação. Para isso, utilizamos as obras de Gramsci e textos de estudiosos que nos auxiliam para conhecer a própria obra, o contexto em que ela foi produzida e o seu alcance no meio acadêmico e político. Não se trata de um estudo exaustivo, que busque esgotar as questões acima citadas. Há muitíssimos estudos que já trataram disso e muitos deles disponíveis em português. Ao relatar a experiência da realização do curso, objetivamos facilitar o acesso à obra de Gramsci, indicando os primeiros passos e leituras aos que desejarem abraçar a causa do estudo deste autor. Desse modo, além da contextualização da vida e obra de Gramsci o texto demonstra a relação entre educação e política como uma das características da teoria gramsciana.

Biografia do Autor

Adair Angelo Dalarosa, Unicentro
Professor Associado na Universidade Estadual do Centroeste do Paraná - UNICENTRO. Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centroeste do Parana - UNICENTRO em convênio com a Unicamp (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2005). Cursou Pós-doutorado em Filosofia na UNIVERSITA? DI URBINO CARLO BO, Itália (2012). É professor visitante na UNIVERSITA? DI URBINO CARLO BO na Cadeira de História da Filosofia Política. É membro da direção da Internationale Gesellschaft Hegel-Marx Für Dialektisches Denken (Sociedade Internacional Hegel-Marx Para o Pensamento Dialético), com sede na Universidade de Urbino - Italia. Coordenador da Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil com sede na Unicentro - Guarapuava, PR. Atua há 20 anos no Ensino Superior e em Cursos e Conferências na área da Educação. Possui publicações na área de Epistemologia, Estado, Educação e Cidadania.
Publicado
2018-11-28
Como Citar
Dalarosa, A. A. (2018). Contribuições da teoria de Antonio Gramsci ao pensamento educacional brasileiro. Argumentos Pró-Educação, 3(9). https://doi.org/10.24280/ape.v3i9.422
Seção
Relato de Experiência