Formação de professores dos anos iniciais da EJA em universidades estaduais paulistas

  • Alessandra Fonseca Farias Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - campus de Presidente Prudente.
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - campus de Presidente Prudente.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do processo de formação inicial de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Estaduais Paulistas: USP, UNESP e UNICAMP. Nosso objetivo foi o de verificar como estes cursos contemplam a formação específica em EJA no Projeto Político Pedagógico desenvolvido nas instituições. Esta investigação tem suas bases metodológicas na abordagem qualitativa direcionada pelos estudos de Sandín Esteban (2010); para a revisão de políticas públicas utilizamos a análise documental descrita por Cellard (2008) e para a coleta e análise de dados empíricos contamos com as contribuições de Triviños (2008). Os dados permitiram identificar que o preparo do professor de jovens e adultos ainda não é realmente contemplado na prática de formação docente nos cursos de licenciatura em Pedagogia e que, portanto, cabe às instituições formadoras desenvolvê-la de modo a atender as políticas recentes e pertinentes.

Biografia do Autor

Alessandra Fonseca Farias, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - campus de Presidente Prudente.
Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela UNESP. Atualmente é Professora efetiva do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente-SP.
Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - campus de Presidente Prudente.
Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente.
Publicado
2018-11-28
Como Citar
Farias, A. F., & Ferrari Leite, Y. U. (2018). Formação de professores dos anos iniciais da EJA em universidades estaduais paulistas. Argumentos Pró-Educação, 3(9). https://doi.org/10.24280/ape.v3i9.343
Seção
Artigos