Práticas avaliativas em educação física nos anos iniciais da Educação Básica

Resumo

A avaliação causa inquietação nos variados públicos integrantes da comunidade escolar. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos: a) analisar como a avaliação na Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental I vem sendo abordada nas publicações científicas, via revisão integrativa e b) verificar as práticas de avaliação no Ensino Infantil e Fundamental I na percepção de docentes de Educação Física de acordo com o sexo e tipo de escola. A amostra foi constituída por 23 professores, de escolas públicas e/ou particulares da capital do Ceará, Fortaleza. As principais evidências foram: a) escassez de estudos sobre a avaliação em Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental I, b) as produções científicas acerca das práticas avaliativas na Educação Física têm demonstrado críticas aos processos metodológicos e técnicos acometidos pelo professores e, c) a realização de avaliação formativa ou processual é mais frequente por parte dos professores de escola particulares.

Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) e Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Kaio Breno Belizário de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Geórgia Antonia Gomes Maciel Forte, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professora da Educação Infantil no Colégio Santa Cecília – Fortaleza-CE. 
Pelegrino Santos Verçosa, Universidade Federal do Acre – UFAC
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor da Universidade Federal do Acre. Atua na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais. Organização da Educação Básica e Financiamento da Educação.
Jose Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculado ao curso de Educação Física, ao Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
Publicado
2018-11-28
Como Citar
Medeiros Filho, A. E. C. de, Oliveira, K. B. B. de, Maciel Forte, G. A. G., Verçosa, P. S., & Pontes Junior, J. A. de F. (2018). Práticas avaliativas em educação física nos anos iniciais da Educação Básica. Argumentos Pró-Educação, 3(9). https://doi.org/10.24280/ape.v3i9.321
Seção
Artigos