A criação de uma escola SENAI em Campinas durante o Estado Novo

Resumo

Este artigo discute a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial durante o Estado Novo e, mais especificamente, a implantação da Escola SENAI Roberto Mange, em Campinas. Refletindo sobre os motivos que levaram à criação de uma grande escola em um município do interior paulista, analisamos a própria implantação do SENAI nacional, que nasceu em flagrante contraste com os modelos de educação profissionalizante então existentes no país. Os acordos políticos com órgãos representativos das elites industriais brasileiras, os processos de acesso para alunos e professores, os métodos de ensino, as condições para permanência, bem como os objetivos educacionais e profissionais traçados para os aprendizes também fazem parte de nossa análise. Como referencial teórico-metodológico, adotou-se o Materialismo Histórico e Dialético, utilizando-se como procedimentos de pesquisa a análise de fontes primárias do próprio SENAI, bibliografia relacionada ao tema e entrevistas com ex-alunos e professores.

Biografia do Autor

Meire Terezinha MULLER, FAM - Faculdade de Americana. FACP - Faculdade de Paulínia.
Graduada em Letras (PUC-Campinas) e Pedagogia (Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral). Especialista em Educação pelo LACRI-USP; Mestrado e Doutorado pela FE- Unicamp. Atuou como professora, Diretora Escolar. Secretária Municipal de Educação de Paulínia, Diretora e Pós-reitora da Universidade São Marcos, campus Paulínia. Atualmente leciona nos cursos de Letras e Pedagogia da FAM - faculdade de Americana e FACP - faculdade de Paulínia.
Publicado
2018-04-16
Como Citar
MULLER, M. T. (2018). A criação de uma escola SENAI em Campinas durante o Estado Novo. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.272