Práticas de formação atentas à coletividade

  • Laura Noemi Chaluh Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Simone Gonçalves Reganham Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro
  • Keila Santos Pinto Secretaria Municipal de Educação de Rio CLaro

Resumo

Neste artigo socializamos a pesquisa desenvolvida em um curso de extensão vinculado aos Projetos do Núcleo de Ensino promovidos no contexto da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Do mesmo, participaram professoras coordenadoras, vice-diretoras, coordenadoras pedagógicas, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, e alunas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da referida universidade. O curso, com encontros mensais, é oferecido desde o ano de 2012. As práticas de formação instituídas e legitimadas, ao longo desses anos, buscaram sustentar uma concepção de formação que reconhece a dimensão da coletividade como instância fundante para pensar o fazer docente responsivo perante a escola. A partir do trabalho de análise dos registros produzidos por duas participantes foi perceptível a compreensão do quanto a promoção da coletividade fortalece o grupo e, consequentemente, interfere nas ações dos participantes nos seus respectivos contextos.

Biografia do Autor

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Porfa. Assistente Doutor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Simone Gonçalves Reganham, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro
 Mestre em Educação.Atualmente com a função de Coordenadora do Departamento Pedagógico e da Supervisão da Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro.
Keila Santos Pinto, Secretaria Municipal de Educação de Rio CLaro
Mestre em Educação.Atualmente ocupa a função de Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil Etapa I.
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Chaluh, L. N., Reganham, S. G., & Pinto, K. S. (2018). Práticas de formação atentas à coletividade. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.268