Educação infantil no Brasil: história e desafios contemporâneos

  • Otavio Henrique Ferreira Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ademilson de Sousa Soares Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo teve como objetivo contextualizar a trajetória da política pública de educação para a primeira infância no Brasil, a partir do final do século XIX até os tempos atuais. As análises foram desenvolvidas tendo como base a revisão da literatura de principais autores referências da área, tais como Campos (1979, 1985), Kramer (1984), Vieira (1988), Kishimoto (1990), Rosemberg (1992) e Kuhlmann Jr. (2011). Assim, foi analisado o desenvolvimento histórico da Educação Infantil no Brasil do final do século XIX até os tempos atuais e apontados alguns dos principais desafios dessa política frente ao atual cenário político brasileiro de fragilização do Estado Democrático de Direito.

Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Educação e Docência (UFMG). Professor da Educação Básica na rede Estadual de Educação de Minas Gerais e na rede Municipal de Educação de Ibirité/MG. Professor-tutor do curso de Especialização em Educação Empreendedora da UFSJ. Integrante do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Educação Básica (RBBE). Integrante do grupo de estudos e pesquisa PERFFIL (UFMG).
Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da UFMG e Professor do Programa de Pós-Graduação na mesma instituição. Graduado em Filosofia pela PUC Minas com Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atua nas áreas de infância, criança, educação infantil, filosofia, filosofia política, ética, políticas educacionais e formação de professores (pedagogia e licenciaturas). Integrante do grupo de estudos e pesquisa PERFFIL (UFMG).
Publicado
2017-08-29
Como Citar
Silva, O. H. F., & Soares, A. de S. (2017). Educação infantil no Brasil: história e desafios contemporâneos. Argumentos Pró-Educação, 2(5). https://doi.org/10.24280/ape.v2i5.200
Seção
Artigos