#Ocupar e resistir: estudantes catarinenses em defesa da escola pública

  • Valdeci Reis Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Este artigo discute o movimento de ocupações de escolas e universidades protagonizado por jovens no segundo semestre de 2016. Após contextualizar as ações dos movimentos sociais contemporâneos, o texto avança na análise das ocupações ocorridas no município de Florianópolis-SC. Por mais de um mês observamos as ações desses estudantes em escolas de educação básica e universidades na tentativa de compreender a concepção de escola que esses jovens defendem. Durante as observações, foram realizadas entrevistas, registros fotográficos e audiovisuais. A análise das narrativas juvenis mostra que esses sujeitos estão descontentes com os desdobramentos políticos no país. Tal movimento rompe com a concepção de uma juventude individualista e despolitizada, visão que se tornou marca das chamadas gerações Y e Z. As Ocupações herdam alguns aspectos das jornadas de junho de 2013, na medida em que os jovens secundaristas e universitários utilizam a intervenção no espaço público como forma de protestar e resistir.

Biografia do Autor

Valdeci Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Educação, Pedagogo pela UDESC.
Publicado
2017-08-29
Como Citar
Reis, V. (2017). #Ocupar e resistir: estudantes catarinenses em defesa da escola pública. Argumentos Pró-Educação, 2(5). https://doi.org/10.24280/ape.v2i5.196
Seção
Artigos