A prática docente na educação profissional: percepções discentes

  • Maria Adélia Costa CEFET-MG

Resumo

Este texto analisa as percepções de estudantes sobre a prática didático-pedagógica de docentes que atuam na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). Tem por objetivo problematizar a situação dos profissionais que estão na docência e que não se formaram para a profissão professor. É uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que utilizou a técnica de grupos focais e a aplicação de um questionário. A análise dos dados possibilitou o entendimento de que os professores não formados em cursos de licenciaturas ou que não possuem uma complementação pedagógica, não possuem, na perspectiva dos estudantes, uma boa didática. Por um lado, embora dominem bem o conteúdo disciplinar de sua área de formação, [eles] não sabem torná-los ensináveis. Por outro lado, os professores licenciados têm linguagem clara, as aulas são dinâmicas e têm disponibilidade de atendimento extraclasse.

Biografia do Autor

Maria Adélia Costa, CEFET-MG
Professora na Pós-Graduação Mestrado em Educação Tecnológica. Lotada no Departamento de Educação do CEFET-MG
Publicado
2017-08-29
Como Citar
Costa, M. A. (2017). A prática docente na educação profissional: percepções discentes. Argumentos Pró-Educação, 2(5). https://doi.org/10.24280/ape.v2i5.190
Seção
Artigos