Atuação e resistência dos estudantes secundaristas nas ocupações das escolas públicas paulistas

  • Marcelo Innocentini Hayashi
  • Amarilio Ferreira Junior UFSCar
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi UFSCar

Resumo

A atuação e resistência dos estudantes secundaristas das escolas públicas paulistas contra o projeto de “reorganização escolar”, proposto pelo Governo Estadual de São Paulo, são focalizadas nesse artigo. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e documental que tem como objetivo refletir sobre o significado desses acontecimentos ocorridos na capital e interior paulista no segundo semestre de 2015. O texto inicia com a linha do tempo da ocupação das escolas seguida das formas de organização e atuação que os estudantes secundaristas utilizaram em suas lutas pela defesa da escola pública e de qualidade. Na sequência, é colocada em destaque a dupla significação da ocupação das escolas pelos alunos, ou seja, a reivindicação pela melhoria da qualidade do ensino e a defesa do espaço físico escolar como lócus sociopolítico de manifestação democrática. O texto culmina com as reflexões finais.

Biografia do Autor

Marcelo Innocentini Hayashi
Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela FCLAr-UNESP (Câmpus de Araraquara)
Publicado
2017-04-28
Como Citar
Innocentini Hayashi, M., Ferreira Junior, A., & Piumbato Innocentini Hayashi, M. C. (2017). Atuação e resistência dos estudantes secundaristas nas ocupações das escolas públicas paulistas. Argumentos Pró-Educação, 2(4). https://doi.org/10.24280/ape.v2i4.159
Seção
Artigos