Massa e capacidade no ciclo de alfabetização: conhecimentos de orientadores de estudo

  • Claudia de Albuquerque Nascimento Ignácio UFPE
  • Rosinalda Aurora de Melo Teles UFPE

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, discute, sob a ótica dos estudos de Lee Shulman (1986), conhecimentos específicos do conteúdo relativos às grandezas massa e capacidade no Ciclo de Alfabetização, explicitados por orientadores de estudo que atuaram no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/PE). A abordagem metodológica consistiu na análise das respostas dos sujeitos ao apreciarem um relato de experiência sobre o tema. As respostas indicaram que parte dos orientadores de estudo possui conhecimentos de conceitos básicos sobre massa e capacidade, muitos deles distanciados e equivocados, por exemplo, aqueles que fazem referência às relações e conceitos errôneos entre massa e capacidade, massa e volume, volume e capacidade.

Biografia do Autor

Claudia de Albuquerque Nascimento Ignácio, UFPE
Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo  Programa de Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco(EDUMATEC), Recife, Pernambuco, Brasil,
Rosinalda Aurora de Melo Teles, UFPE
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID)/Pedagogia Campus UFPE/Recife. Formadora do Sub Projeto Curso de Jogos No Ciclo De Alfabetização: Possibilidades de Articulação Entre Diferentes Áreas de Conhecimento no Ciclo De Alfabetização do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Desenvolve pesquisas sobre ensino de Matemática no Ciclo de Alfabetização e na Educação Básica. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: SEMEAR (Subsidiar o Ensino da Matemática Efetuando Aprofundadas Reflexões) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. 
Publicado
2017-04-28
Como Citar
Ignácio, C. de A. N., & Teles, R. A. de M. (2017). Massa e capacidade no ciclo de alfabetização: conhecimentos de orientadores de estudo. Argumentos Pró-Educação, 2(4). https://doi.org/10.24280/ape.v2i4.142
Seção
Artigos