Subterrâneos da liberdade e educação no Estado Novo: entre caos e utopia

  • Juliana Gonçalves Gobbe UNICAMP
  • Luciana Cristina Salvatti Coutinho UFSCar - Sorocaba

Resumo

Este trabalho tem como perspectiva a análise do período denominado Estado Novo, ocorrido no Brasil no século XX, num entrelaçamento literário com viés crítico e social com a trilogia Subterrâneos da Liberdade do escritor Jorge Amado, enfatizando o contexto educacional da época. O objetivo é o de introduzir a arte como alicerce para se pensar dialeticamente a história, já que o romance social se caracteriza como instrumental político para a reflexão dos acontecimentos históricos. O trabalho aqui apresentado se fundamenta na perspectiva do materialismo histórico dialético numa tentativa de reafirmar o correr da luta em épocas assemelhadas pelo caráter despótico da burguesia em relação aos seus explorados.

Biografia do Autor

Juliana Gonçalves Gobbe, UNICAMP
Graduada em Letras e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora do blogue Tecendo em Reverso e do Coletivo Abraço Cultural.
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, UFSCar - Sorocaba
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT Unicamp, pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Atualmente é docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - campus Sorocaba. Atuou como Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, Professora Doutora I (substituta) da Faculdade de Educação da Unicamp e docente de cursos de especialização em Educação no Centro Universitário Salesiano - UNISAL. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: história da educação, política educacional, formação de professores, concepções pedagógicas, gestão escolar.
Publicado
2017-04-28
Como Citar
Gonçalves Gobbe, J., & Cristina Salvatti Coutinho, L. (2017). Subterrâneos da liberdade e educação no Estado Novo: entre caos e utopia. Argumentos Pró-Educação, 2(4). https://doi.org/10.24280/ape.v2i4.140
Seção
Artigos