Os jornais estudantis no cenário educacional tijucano (Ituiutaba -MG, Anos 1950 E 1960)

  • Isaura Melo Franco Universidade Federal de Uberlândia -UFU
  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo principal deste artigo se concentra em desvendar as principais práticas culturais vivenciadas pelos jovens estudantes secundaristas de Ituiutaba-MG nas décadas de 1950 e 1960 representadas pelos impressos estudantis, bem como identificar os seus princípios norteadores. Utilizamos como fonte de pesquisa exemplares de jornais estudantis e da imprensa local. Estudamos os anos de 1950 e 1960, visto que foram marcados por um contexto de grande agitação política e social, além de crescente circulação de impressos entre os estudantes. Por meio dos periódicos analisados foi possível desvendar grande parte das práticas culturais presentes no meio escolar tijucano. Logo evidenciamos a veiculação de princípios educacionais morais, cristãos e patrióticos, além de um ideário de educação para as meninas favorável à formação de futuras mães e esposas, o que representava reflexos do cenário político e social nacional.Palavras-chave: Práticas culturais. Secundaristas. Jornais estudantis.

Biografia do Autor

Isaura Melo Franco, Universidade Federal de Uberlândia -UFU
Doutoranda e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, FACED-UFU, na linha de História e Historiografia da Educação. Possuí Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, FACIP-UFU. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação, NEPE e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação, SBHE e Associação Nacional de História, ANPUH-MG. Tem experiência em pesquisas em História da Educação do Brasil República, com ênfase nos temas: educação e imprensa, movimento estudantil e cultura escolar. Trabalhou como professora substituta no curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, FACIP-UFU e coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Subprojeto Pedagogia na gestão escolar.
Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia
possui graduação pela UNIFACEF - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Franca (1992) e graduação em HISTÓRIA pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). O mestrado em História e Cultura também foi realizado na UNESP (Franca), defendido em 2000, com apoio da FAPESP. O doutorado em Educação foi cursado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e concluído em 2005. Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado na UNIFESP sob a supervisão da profa. Maria Rita de Toledo no Programa de Pós-Graduação em História (Linha História e Historiografia).Trabalhou por 04 anos na rede pública estadual de São Paulo como professor efetivo de História, atuou no PEC (UNESP-PUC-USP) entre os anos de 2001 e 2002 e na Universidade Federal do Tocantins no período entre 2003 e 2006. Atualmente é professor associado da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE-UFU), membro do GT-Uberlândia vinculado ao HISTEDBR-UNICAMP, professor do Programa de Pós-Graduação da FACED (linha de Historiografia e História da Educação), sócio da SBHE e da ANPUH-MG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (NEPE-FACIP). Em parceria, organizou os livros "Do Público ao Privado, do Confessional ao Laico: a História das Instituições Escolares da Ituiutaba do Século XX" (EDUFU, 2009), "Grupos Escolares na Modernidade Mineira: Triângulo e Alto Paranaíba" (2012) e "Cinema e Ensino de História da Educação" (2013), ambos pela editora Alínea, e "Memórias Migrantes e Outras Histórias Tijucanas" (2014). Tem experiência na área de História da Educação no Brasil República, com ênfase nos temas: história das instituições escolares, história da docência, educação e imprensa, história dos intelectuais e a relação entre as migrações e a educação. Email: sauloeber@ufu.br (Texto informado pelo autor)
Publicado
2016-12-20
Como Citar
Franco, I. M., & Souza, S. T. de. (2016). Os jornais estudantis no cenário educacional tijucano (Ituiutaba -MG, Anos 1950 E 1960). Argumentos Pró-Educação, 1(3). https://doi.org/10.24280/ape.v1i3.112
Seção
Artigos