Desempenho dos IBIOs das Universidades Federais no Nordeste do Brasil

  • José Marcos de Castro Nunes Universidade Federal da Bahia
  • Rafael Pereira-Silva Universidade Federal da Bahia
  • Rosa de Lourdes Lobato Mácola Universidade Federal da Bahia
  • Emílio Lanna Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Ensino Superior, Ensino Público, Produção Científica, Gênero

Resumo

Tivemos como objetivo analisar os Institutos de Biologia (IBIO) das Universidades do Nordeste em termos de produção científica, orientações e equidade de gênero. Foram realizadas análises exploratórias de dados de 2015-2019 obtidos a partir do Curriculum Lattes. Temos em média de 57 docentes por IBIO, a produção está intimamente relacionada com a orientação e não com o tamanho do corpo docente. Docentes do sexo masculino são maioria (64%) entre os que têm mais produção científica, enquanto não há diferença de gênero entre os que têm menos produção científica. A produção e o número de orientações apresentam equidade de gênero, sendo este geralmente local. Os IBIO do Nordeste apresentam relevante contribuição para a ciência brasileira. Investimentos em programas de pós-graduação e iniciação científica irão auxiliar na qualidade da produção acadêmica, além do apoio a jovens pesquisadoras ajudarão a construir um espaço mais plural e de igualdade nas universidades.

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Publicado
2022-09-30
Como Citar
de Castro Nunes, J. M., Pereira-Silva, R., Lobato Mácola, R. de L., & Lanna, E. (2022). Desempenho dos IBIOs das Universidades Federais no Nordeste do Brasil. Argumentos Pró-Educação, 7. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v7.e1034
Seção
Artigos