BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO FILME DE WALT DISNEY

Ilka de Oliveira Mota, Maria Norma Lopes Souza Silva, Joelma Alves Araujo

Resumo


Resumo:
Este artigo tem por objetivo fundamental analisar discursivamente os modos de representação imaginária sobre o trio: mulher, amor e o trabalho, a partir da versão fílmica da narrativa “Branca de Neve e os sete anões”. Trata-se do filme de Walt Disney produzido na década de 40 do século XX. Para isso, apoiamo-nos
no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de cunho materialista, mobilizando conceitos como formação discursiva, imaginário e texto. 

Palavras-chave: Imaginário; discurso; Branca de Neve e os Sete Anões; materialidade fílmica.

 

SNOW WHITE AND THE SEVEN DWARFS: A DISCURSIVE ANALYSIS OF THE WALT DISNEY MOVIE


Abstract:
This article aims to analyze discursively the modes of imaginary representation about the trio: woman, love and work, from the filmic version of the narrative "Snow White and the Seven Dwarfs". This is the Walt Disney film produced in the 1940s. For this, we rely on the theoretical-methodological apparatus of Discourse
Analysis of a materialistic nature, mobilizing concepts such as discursive formation, imaginary and text.

Key-words: Imaginary; discourse; Snow White and the Seven Dwarfs; the materiality of film.




Palavras-chave


Imaginário; Discurso; Branca de Neve e os Sete Anões; Materialidade fílmica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.35501/dissol.v0i9.410

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