AVALIAÇÃO MOTORA E SUA CORRELAÇÃO COM A ESCRITA ORTOGRÁFICA

  • Maria Camila Moreira Fonseca
  • Susana Gakyia Caliatto

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar e correlacionar o desempenho em habilidades motoras e o desempenho em escrita ortográfica de crianças de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental I. Participaram 62 crianças com idade média de 9,35 anos, de ambos os sexos, do 2º e 5º anos de uma escola pública. Os instrumentos foram o teste Movement Assessement Battery of Children – MABC 2, que avalia o desempenho motor e a Escala de Avaliação da Escrita – EAVE, para verificação da escrita ortográfica. Os resultados revelaram correlações significativas entre o desempenho motor e a escrita e diferenças significativas conforme o ano escolar no resultado geral da amostra. Como implicação educacional, especula-se a necessidade de maior atenção para os desempenhos revelados pelas crianças do 2º ano, ponderando os estudos que mostram correlações entre desempenho motor e importantes aprendizagens escolares, como a aquisição da escrita.Palavras-chave: Desempenho motor; Escrita ortográfica; Aprendizagem.
Publicado
2016-04-23
Seção
Artigo