100 Fuentes para estudar história de la educación matemática de Venezuela

Resumo

Este estudo analisa discursos de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências de uma universidade federal brasileira sobre a posição-sujeito ‘pesquisador’. Os discursos são oriundos de narrativas digitais de aprendizagem (NDA) produzidas no âmbito de uma disciplina obrigatória do Programa. Como atividade avaliativa da disciplina foi proposta a construção de NDA pelos(as) discentes para retratar e refletir sobre seus percursos curriculares e processos de aprendizagem ao longo do semestre letivo. Ainda que não fosse a proposição temática e reflexiva principal das narrativas, emergiram delas discursos indicativos do que os(as) discentes consideram como elementos constitutivos do sujeito-pesquisador em Educação: a) a centralidade da escrita e da autoria; b) o caráter processual da pesquisa e da formação do pesquisador; c) a possibilidade de articulação entre razão e emoção; d) a relação dialética entre pesquisa e prática pedagógica; e) o papel o pesquisador como agente transformador.

Biografia do Autor

Fredy Enrique González, UFRN, Brasil (UPEL-NIEM, Venezuela)
Fredy Enrique Gonzálezfredygonzalezdem@gmail.comPossui doutorado em Educação - Universidad de Carabobo (1998). Profesor Titular Jubilado (Aposentado), en la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Núcleo Maracay); Coordinador-Fundador del Núcleo de Investigación en Educación Matemática "Dr. Emilio Medina" (NIEM ) y del Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP) de la UPEL Maracay. Coordinador-Fundador del Doctorado en Educación Matemática (UPEL Maracay), Coordinador del Proyecto de Pesquisa intitulado "Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica", vinculado con la Línea de Investigación en Educación Matemática (018) del NIEM; Facilitador de Cursos y Seminarios, Tutor de Trabajos de Grado de Maestría y de Tesis Doctorales. Director-Editor de la Revista Paradigma. Consultor de Investigación en el Centro de Estudios Educativos (CEED) adscrito al Área de Ciencias Sociales y Humanidades del Instituto Tecnológico de Santo Domingo, República Dominicana (2015-2017); Miembro Asociado del comité Latinoamericano de matemática Educativa, CLAME (2016- Actual). Profesor Visitante Extranjero de la Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) en el Departamento de Educación (Diciembre 2017 - Actual)http://lattes.cnpq.br/4034449429973970
Publicado
2019-06-25
Seção
Número Temático