Dienes: Expertise e produção de saberes no Brasil na década de 1970

  • Denise Medina de Almeida França UERJ-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEAE-DEPARTAMENTO DE ENSINO APLICADOS A EDUCAÇÃO http://orcid.org/0000-0002-1649-5816
  • Elenice Zuin PUC MINAS

Resumo

 Este texto busca evidenciar o processo de constituição de um expert na formação docente, no caso Zoltán Dienes, durante o Movimento da Matemática Moderna, na sistematização de saberes no ensino primário, mediante análise das propostas de modificações na abordagem da matemática elementar por meio de suas ideias. Hipótese inicial: Dienes produziu saberes para formação docente, com suas propostas pedagógicas em Un Programme de Mathématique pour Le Niveau Élémentaire – traduzido e distribuído no Brasil pelo Grupo de Estudos do Ensino da Matemática, em 1969. A questão norteadora: Dienes pode ser considerado expert em matemática para as séries iniciais? A fundamentação teórica concentra-se em Borer (2009) e Hofstetter et al. (2017), novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática, sustentados em sínteses históricas sobre o saber docente, com referências que mobilizam categorias como “saberes a ensinar”/“saberes para ensinar”. Os resultados confirmam a hipótese, caracterizando Dienes como expert em educação na objetivação de saberes para a formação docente.

Biografia do Autor

Denise Medina de Almeida França, UERJ-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEAE-DEPARTAMENTO DE ENSINO APLICADOS A EDUCAÇÃO
Atualmente é professora adjunta  do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área educação matemática- UERJ-Maracanã e pesquisadora do GHEMAT- Grupo de Pesquisa  de História da Educação Matemática no Brasil..Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Foi pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008-2012),  atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática nas séries iniciais,formação de professores,educação matemática, constituição dos saberes elementares, formação de professores das séries iniciais. Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação matemática, formação de professores e educação à distância. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, didática e metodologia, história da educação matemática, formação de professores e história da matemática. Desenvolve pesquisas em história da educação matemática, como pesquisadora junto ao (GHEMAT/ UNIFESP) e no Grupo de Estudos sobre Discurso/Práticas Educacionais- USP. Fez parte do Programa de  Mestrado Profissional em Educação e do Grupo LaPHEM (Laboratório de Pesquisa em História da educação matemática)  da USS- Universidade Severino Sombra como professora adjunta I e atuou como Formadora de matemática do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa(2014)
Elenice Zuin, PUC MINAS
Integra o quadro docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, atualmente leciona nos curso de Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica, Ciências Biológicas e Pedagogia na mesma instituição.
Publicado
2019-06-25
Seção
Número Temático