Contribuições da teoria de Antonio Gramsci ao pensamento educacional brasileiro

Adair Angelo Dalarosa

Resumo


Este texto foi escrito como subsídio ao curso: Introdução à leitura da obra de Antonio Gramsci, ministrado na Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais. O curso foi desenvolvido em torno das seguintes temáticas: breve biografia de Antonio Gramsci; a obra de Antonio Gramsci; Antonio Gramsci, a política e a educação. Para isso, utilizamos as obras de Gramsci e textos de estudiosos que nos auxiliam para conhecer a própria obra, o contexto em que ela foi produzida e o seu alcance no meio acadêmico e político. Não se trata de um estudo exaustivo, que busque esgotar as questões acima citadas. Há muitíssimos estudos que já trataram disso e muitos deles disponíveis em português. Ao relatar a experiência da realização do curso, objetivamos facilitar o acesso à obra de Gramsci, indicando os primeiros passos e leituras aos que desejarem abraçar a causa do estudo deste autor. Desse modo, além da contextualização da vida e obra de Gramsci o texto demonstra a relação entre educação e política como uma das características da teoria gramsciana.


Texto completo:

Dalarosa


DOI: http://dx.doi.org/10.24280/ape.v3i9.422

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Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, MG, Brasil - ISSN: 2448-2803

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Fontes de apoio

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí

Mestrado em Educação da Univás


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