Metodologias ativas em educação: do que mesmo estamos falando?

Renato Soffner

Resumo


O autor conduz, por meio de revisão de literatura, um levantamento teórico e conceitual do que se chama hoje de metodologias ativas. Considera ser necessária uma conscientização da evolução pedagógica do termo, em termos didáticos e epistemológicos, dado o intenso emprego atribuído ao mesmo em anos recentes, tanto na literatura quanto no meio acadêmico. Conclui que a preocupação atual com o tema das metodologias ativas tem relação com a formação de sujeitos protagonistas em seu processo de aprendizagem, e também com a preocupação decorrente de métodos desgastados da pedagogia mais tradicional, aquela empirista e conteudista, que ainda preocupa os educadores mais críticos quanto aos resultados educacionais ora observados.


Texto completo:

Soffner


DOI: http://dx.doi.org/10.24280/ape.v3i9.400

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, MG, Brasil - ISSN: 2448-2803

Direitos autorais 2017 Argumentos Pró-Educação 


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Fontes de apoio

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí

Mestrado em Educação da Univás


Contador iniciado em 29/12/2018

Flag Counter