Inclusão e integração do refugiado: reflexões iniciais a partir do contexto educacional

Poliana Fabíula Cardozo, Vinícius Alves da Silva

Resumo


O presente artigo versa sobre a temática dos refugiados no viés da educação, abordando de forma preliminar a inclusão e a integração do aluno refugiado no âmbito escolar a partir de uma análise das leis educacionais. Visa contribuir para o debate na medida em que objetiva conduzir, de forma introdutória, uma análise acerca da inclusão e da integração do aluno refugiado em uma perspectiva das leis que regem a educação. A abordagem metodológica se fundamenta em uma análise teórica documental no campo da educação, contemplando as leis educacionais. Os resultados apontam que a educação ainda precisa trilhar os caminhos da inclusão, pois deixa falhas, não permitindo a consolidação de um processo educacional inclusivo, com programas educacionais específicos. Mostra-se muitas vezes limitada e exclusiva não permeando o sentido mais concreto da educação do futuro.

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CARDOZO_SILVA


DOI: http://dx.doi.org/10.24280/ape.v3i8.360

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Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, MG, Brasil - ISSN: 2448-2803

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Fontes de apoio

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí

Mestrado em Educação da Univás


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