Imagem corporal e construção da identidade na infância sob uma perspectiva pedagógica

Paula Gomes dos Santos, Kátia Regina Xavier Pereira da Silva

Resumo


Este artigo tem como foco a imagem corporal e a identidade de crianças, entre 5 e 7 anos de idade na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo é identificar e analisar produções científicas brasileiras que tratam os conceitos imagem corporal e identidade sob uma perspectiva pedagógica. Utilizou-se a técnica de revisão sistemática de literatura para a busca em três repositórios on-line: Google Acadêmico, Scielo e Periódicos Capes, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2017. Os resultados convergem para propostas pedagógicas relacionadas à inserção de brincadeiras e jogos no cotidiano escolar como meios fundamentais para o desenvolvimento da imagem corporal e da construção da identidade na infância, e atividades relacionadas à representação gráfica. Apontaram, também, a prática psicomotora como instrumento pedagógico para o desenvolvimento da criança, em sua totalidade.


Texto completo:

Santos


DOI: http://dx.doi.org/10.24280/ape.v3i9.341

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Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, MG, Brasil - ISSN: 2448-2803

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Fontes de apoio

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí

Mestrado em Educação da Univás


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