Práticas avaliativas em educação física nos anos iniciais da Educação Básica

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Kaio Breno Belizário de Oliveira, Geórgia Antonia Gomes Maciel Forte, Pelegrino Santos Verçosa, Jose Airton de Freitas Pontes Junior

Resumo


A avaliação causa inquietação nos variados públicos integrantes da comunidade escolar. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos: a) analisar como a avaliação na Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental I vem sendo abordada nas publicações científicas, via revisão integrativa e b) verificar as práticas de avaliação no Ensino Infantil e Fundamental I na percepção de docentes de Educação Física de acordo com o sexo e tipo de escola. A amostra foi constituída por 23 professores, de escolas públicas e/ou particulares da capital do Ceará, Fortaleza. As principais evidências foram: a) escassez de estudos sobre a avaliação em Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental I, b) as produções científicas acerca das práticas avaliativas na Educação Física têm demonstrado críticas aos processos metodológicos e técnicos acometidos pelo professores e, c) a realização de avaliação formativa ou processual é mais frequente por parte dos professores de escola particulares.


Texto completo:

Medeiros Filho


DOI: http://dx.doi.org/10.24280/ape.v3i9.321

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Fontes de apoio

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí

Mestrado em Educação da Univás


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