Estratégias de ensino e ferramentas interativas: indicações de professores e tutores

  • Andrea Carvalho Beluce Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Lays Monteiro Inácio Universidade Estadual de Londrina
  • katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as ferramentas interativas consideradas como recursos eficazes para a mediação de estratégias de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Participaram desta pesquisa 32 professores e tutores que atuam em AVAs. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento com três questões que solicitavam aos participantes informações referentes às ferramentas interativas e às estratégias de ensino consideradas eficazes na mediação da educação on-line. Os dados foram organizados em planilha e submetidos à análise descritiva e inferencial. Os resultados obtidos possibilitaram evidenciar que o fórum de discussão é a ferramenta interativa mais indicada por professores/tutores para a mediação da educação on-line. Aspectos pedagógicos direcionados à comunicação e à produção on-line das ferramentas interativas e as estratégias de ensino necessárias para o processo educacional realizado em AVAs também foram identificados neste estudo.

Biografia do Autor

Andrea Carvalho Beluce, Universidade Estadual de Londrina
Pedagoga com especialização em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialização em Mídias integradas à Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: andreabeluce@gmail.com
Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade Estadual de Londrina
Psicóloga. Mestranda bolsista CNPq em Educação pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: amandalmonteiroo@gmail.com
katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Estudos de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia ambos da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq. E-mail: katyauel@gmail.com
Publicado
2018-04-16