UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES SOBRE DISCUSSÕES DE GÊNERO EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

  • Fernanda Caiado Ferreira UFG
  • Carla Janaína Figueredo Doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2007) Professor Adjunto 4- Letras Inglês da Universidade Federal de Goiás , Brasil
Palavras-chave: gênero, dialogismo, ética, ensino crítico de inglês, responsividade ativa, Gender, Dialogism, Ethics, English critical teaching, Active responsiveness.

Resumo

Neste texto, analiso um recorte de uma discussão ocorrida na sala de aula da disciplina de Prática Oral 1 de Inglês do Curso de Letras, Licenciatura em Inglês, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Essa discussão fez parte de uma ação pedagógica, realizada em quatro aulas, que teve como objetivo a problematização de questões de gênero social no contexto de ensino-aprendizagem de língua inglesa. A análise de dados foi feita com base no diálogo entre as teorizações bakhtinianas e as de gênero social, amparadas pela perspectiva da Linguística Aplicada Crítica. O estudo aponta para a relevância do papel do outro na construção identitária de cada sujeito, e, evidencia como a alteridade constitutiva se faz presente nas práticas de ensino da língua inglesa. Portanto, da diversidade estabelecida nas discussões, percebo a importância do diálogo, assim como da instabilidade característica do pensar crítico, na formação ética do sujeito. Abstract:In this paper, I analyze a fragment of a discussion occurred during an English Oral Practice 1 lesson, in the Letras Course of Universidade Federal de Goiás (UFG).  This discussion was part of a pedagogical action, implemented in four classes, which aimed at problematizing gender issues in an English teaching-learning context. The problematization and reflections were based on the dialog between Bakhtin’s theoretical framework and gender theory, supported by the perspective of Critical Applied Linguistics. The study indicates the relevance of the other in the identity construction. Furthermore, it indicates the presence of the otherness constitution in an English language classroom. Therefore, from the diversity established in the discussions, I perceive the importance of the dialog, as well as the instability, which is a characteristic of thinking critically in one’s ethical formation.

Biografia do Autor

Fernanda Caiado Ferreira, UFG
Fernanda Caiado da Costa Ferreira possui graduação em Direito - Faculdades Objetivo (2005). Atualmente é graduanda em Letras /Inglês pela Universidade Federal de Goiás e, mestranda do programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG. É bolsista pela CAPES e tem como foco de interesse os estudos linguísticos, com ênfase no ensino e aprendizagem de inglês.
Carla Janaína Figueredo, Doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2007) Professor Adjunto 4- Letras Inglês da Universidade Federal de Goiás , Brasil
possui graduação em Letras Português-Inglês (1998), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Letras e Lingüística, todos realizados na Universidade Federal de Goiás. Foi professora efetiva da Universidade Católica de Goiás no período de fevereiro de 2002 a março de 2009. Atualmente, é professora efetiva da Área de Inglês da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. As grandes áreas de pesquisa em que atua são: Linguagem, Cultura, Sociedade e Ensino, com grande ênfase nos encontros interculturais que promovem o diálogo entre as culturas formadoras da sociedade contemporânea e, sobretudo, a importância do reconhecimento e do respeito pelo outro que somente se concretizam por meio de um processo educacional centrado na formação de sujeitos autores de suas próprias vozes. Para subsidiar seu campo de pesquisa, possui experiências com diversos estudos em Lingüística, bem como em Lingüística Aplicada voltada para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, em especial a língua inglesa, além de atuar principalmente nos seguintes temas: o papel da interação social no processo de aprendizagem, com base no sociointeracionismo de Vygotsky; o dialogismo de Bakhtin e a formação dos sujeitos socioculturais; a construção das múltiplas identidades culturais na prática discursiva; o desenvolvimento da competência intercultural pelo viés da pedagogia crítica e dialógica da apropriação no contexto da sala de aula; a formação de professores, especificamente de inglês como LE/L2; e as várias nuances das estratégias de comunicação e seu papel colaborativo na construção do discurso. Além de atuar na graduação em Letras Inglês, é membro do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Goiás, onde ministra as seguintes disciplinas: Interculturalidade e Perspectivas Bakhtinianas para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. É também membro da ABECAN (Associação Brasileira de Estudos Canadenses) e membro do NEC (Núcleo de Estudos Canadenses) da Universidade Federal de Goiás, do qual faz parte da assessoria de Língua Inglesa; e, atualmente, exerce a função de vice-coordenadora do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Faculdade de Letras da UFG. (Texto informado pelo autor)

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Publicado
2017-06-30
Como Citar
Ferreira, F. C., & Figueredo, C. J. (2017). UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES SOBRE DISCUSSÕES DE GÊNERO EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (5). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i5.161