CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR

  • Catharine Prata Seixas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Bárbara Assunção Vazquez Correa Fundação Renascer
  • Raquel Aparecida Lopes Docente do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER).
Palavras-chave: Currículo; Educação de Jovens e Adultos; Material Didático; Salvador.

Resumo

Resumo: O público da Educação de Jovens e Adultos é constituído prioritariamente por jovens, adultos e idosos que trabalham, sendo assim, o desafio para o corpo docente e gestão consiste em alinhar as perspectivas curriculares aos saberes desses atores sociais. O presente artigo apresenta como objetivo geral analisar o currículo e o material didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Salvador, Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, utilizou-se o método de análise documental. Foram realizadas 21 visitas de observação na turma de EJA I, Tempo de Aprendizagem III (TAP III). Os documentos oficiais utilizados como norteadores no processo de letramento dos atores sociais da EJA em Salvador foram os Saberes na EJA I: Tempo de Aprendizagem III, a Proposta Curricular para o 1º segmento e a Proposta Curricular do 2º segmento. Palavras-chave: Currículo; Educação de Jovens e Adultos; Material Didático; Salvador.

Biografia do Autor

Ana Bárbara Assunção Vazquez Correa, Fundação Renascer
Pedagoga em Fundação Renascer do Estado de Sergipe atuando na área de inclusão social, onde trabalha com a Educação de Jovens e Adultos na medida socioeducativa (semiliberdade), através da gestão de ações pedagógicas para adolescentes. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2016) e Pedagoga com Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe (2010). É membro do Grupo de Pesquisa GPEMS - Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais, realizando pesquisas principalmente em questões como socioeducação, a educação no contexto socioeducativo, o docente na socioeducação. Busca conhecer e envolver-se principalmente com temas relacionados à Educação de Jovens e Adultos, Educação na socioeducação, escolarização de jovens em cumprimento de medida, Relação com o saber escolar, formação docente, prática pedagógica e interseccionalidade. Pretende focar as habilidades profissionais em atuações que envolvam o campo da docência, da pesquisa e extensão.
Raquel Aparecida Lopes, Docente do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER).
Doutora e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (área de conhecimento interdisciplinar em Educação, Psicologia e Saúde). Foi Bolsista Mérito no Programa de Pós-Graduação Mack Pesquisa e Bolsista CAPES. Possui graduação em Letras-Libras, Pedagogia e Educação Física. Especialização em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva. Atualmente é Professora Adjunta A da carreira do magistério superior na área de Educação Especial/LIBRAS e Educação de Surdos da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi professora do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa ministrando a disciplina de Língua Brasielira de Sinais e Inclusão das diversidades e deficiências no trabalho. Foi professora concursada na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo atuando no ensino médio e fundamental com alunos surdos e ouvintes. Tem experiência como docente transitando também pela Metodologia da Pesquisa, Redação e iniciação à escrita acadêmica - Orientação de Trabalhos Acadêmicos com área de atuação em temas relacionados: Ensino de Libras - Libras como estratégias de Comunicação para surdos autistas. Tem experiência em educação a distância atuando como professora de estágio no curso de Pedagogia.

Referências

REFERÊNCIAS
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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Prata Seixas, C., Assunção Vazquez Correa, A. B., & Aparecida Lopes, R. (2024). CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1181