IMPLICAÇÕES DO FOCO DE ATENÇÃO NO ENSINO REMOTO

efeitos do período pandêmico da COVID-19 no ensino superior

  • Suely da Silva Oliveira Universidade Federal de Itajubá
  • Pedro Lucas da Silva Felis Universidade Federal de Itajubá
  • Vinícius Costa dos Santos Universidade Federal de Itajubá
  • Priscilla Chantal Duarte Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Bianca Cabral Caldeira Universidade Federal de Itajubá
Palavras-chave: Pandemia. Covid-19. Ensino remoto. Atenção. Cognição.

Resumo

A covid-19 mudou drasticamente a vida de todo mundo, mas de uma maneira mais incisiva a vida dos estudantes. Estudar à distância tem sido um desafio considerável, pois as condições enfrentadas pelos educadores e alunos são imensas. O objetivo deste estudo é analisar de que forma o ensino remoto em meio à pandemia afetou a atenção dos discentes.  Parte-se, num primeiro momento, de uma revisão bibliográfica acerca da atenção, abordada pela Psicologia, em bases de dados confiáveis. Posteriormente, utiliza-se o método tipo Survey, a partir da técnica de questionários aplicado a estudantes universitários de uma universidade pública brasileira para averiguar as principais razões pelas quais manter o foco de atenção no ensino remoto pode afetar o desempenho dos discentes. A pesquisa foi realizada por meio de formulário online e disponibilizada por convite aos estudantes universitários. Os resultados apontam que 80,9% dos entrevistados têm dificuldade para focar nos estudos on-line, 65,5% não conseguem seguir um cronograma mensal de estudos, 78,2% se sente prejudicado, 50,9% não possui um local adequado para estudo sem barulhos e interrupções, somente 52,7% tem disponibilidade de horário para assistir as aulas e estudar em tempo integral e 73,6% classificaram seu nível de ansiedade sendo maior ou igual a 6. Conclui-se que a maioria dos discentes estão enfrentando inúmeras dificuldades advindas do atual cenário de pandemia e do ensino remoto, o que motiva uma investigação mais detalhada sobre a atenção e foco nos estudos.  

Referências

AGIEL. ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE: CONCENTRAÇÃO X ATENÇÃO. Disponível em: https://www.agiel.com.br/site/blog-carreira-profissional/post/entenda-diferenca-entre-concentracao-x-atencao#:~:text=Concentra%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20capacidade%20de,voc%C3%AA%20est%C3%A1%20realizando%20no%20momento. Acesso em: 09 jun. 2023.

ARIMATHEA, B. Menos de 15% das escolas públicas tinham plataformas online antes da pandemia, diz pesquisa. Estadão, [S.I]. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,menos-de-15-das-escolas-publicas-tinham-plataformas-online-antes-da-pandemia-diz-pesquisa,70003329397.Acesso em: 05 maio 2023.

BORGES, Daniela. EAD… Ensino, Ansiedade e Distanciamento social: A quarentena na vida de professores e seus filhos. Disponível em:http://soureporter.com.br/ead-ensino-ansiedade-e-distanciamento-social/. Acesso em: 02 abr 2023.

BRASIL.DECRETO N°343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Secretaria geral da presidência da república: imprensa nacional. Brasília, DF, Mar 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-2485643. Acesso em: 02 abr. 2023.

CARVALHO, J. O enfrentamento da pandemia pelas universidades federais. 28 de setembro de 2020. Disponível em:http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2020/09/o-enfrentamento-da-pandemia-pelas-universidades-federais. Acesso em: 13 mar 2023.

FREITAS, H et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v.35, n.3, p.105-112, jul/set, 2000.

LITLEJOHN et al. Moving Teaching Online: Cultural Barriers Experienced by University Teachers During Covid-19 . Journal of Interactive Media in Education DOI: 10.5334/jime.631

KULIKOWSKI, K, PRZTUBA, S., SULKOWSKI, Ł. 2021. The motivation of academics in remote teaching during the Covid-19 pandemic in Polish universities—Opening the debate on a new equilibrium in e-learning. Sustainability, 13(5): 2752. DOI: https://doi.org/10.3390/su13052752

NIEMCYK, E. K. Novos desafios para a educação: lições de todo o mundo. Livros da Conferência BCES, 2021, Volume 19. Sofia: Sociedade Búlgara de Educação Comparada. ISSN 2534-8426 (online), ISBN 978-619-7326-11-6 (online).

NOGUEIRA, Ronaldo. Manter a concentração: tudo o que você precisa saber aqui. 2016. Disponível em: https://freesider.com.br/tempo/manter-a-concentracao/#:~:text=Ter%20conhecimentos%20de%20como%20se,na%20aula%2C%20isso%20ajuda%20enormemente. Acesso em: 19 set. 2022.

Opas. Suicídio. [S.I]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/suicidio. Acesso em: 08 dez. 2022.

Os 4 tipos de atenção segundo a psicologia. Sociedade Brasileira de Inteligência. 16 de novembro de 2016. Disponível em: https://www.sbie.com.br/blog/os-4-tipos-de-atencao-segundo-psicologia/. Acesso em: 06 abr 2023.

PALHARES, I.. 60% das universidades federais rejeitam ensino a distância durante quarentena. Folha de São Paulo, São Paulo, 31 de março de 2020. Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/60-universidades-federais-rejeitam-ensino-a-distancia-durante-quarentena.shtml. Acesso em: 30 mar 2023.

SANTANA, Ana Lúcia. Atenção. [S.I]. Disponível em: https://www.infoescola.com/psicologia/atencao. Acesso em: 08 de abr 2023.

SARDINHA, Edson. Pandemia aumentará evasão escolar, prevê Todos pela Educação. Congresso em Foco, 10 de setembro de 2020. Disponível em: < https://congressoemfoco.uol.com.br/educacao/pandemia-aumentara-evasao-escolar-preve-todos-pela-educacao/#:~:text=Pandemia%20aumentar%C3%A1%20evas%C3%A3o%20escolar%2C%20prev%C3%AA%20Todos%20pela%20Educa%C3%A7%C3%A3o,-Por%20Edson%20Sardinha&text=Os%20efeitos%20econ%C3%B4micos%20da%20pandemia,Todos%20pela%20Educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20Lucas%20Hoogerbrugge. Acesso em: 05 de fev. 2023.

TOKARNIA, Mariana. Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem internet em casa. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 17 de abril de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/brasil-tem-48-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-sem-internet-em-casa. Acesso em: 05 jun. 2023.
Publicado
2024-02-06
Como Citar
da Silva Oliveira, S., da Silva Felis, P. L., Costa dos Santos, V., Chantal Duarte Silva, P., & Cabral Caldeira, B. (2024). IMPLICAÇÕES DO FOCO DE ATENÇÃO NO ENSINO REMOTO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1107