O PLURALISMO RETÓRICO E A RAZOABILIDADE DO DILEMA COMO DISPOSITIVO ARGUMENTATIVO, EDUCATIVO E PROBLEMATOLÓGICO

  • Lucas Nascimento Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Dilema, retórica, problematologia, pluralismo, democracia.

Resumo

É inerente aos seres humanos terem pontos de vista diferentes, outrossim, a divergência entre eles é constitutivo de qualquer sociedade democrática, mas deve sê-lo também a habilitação dos cidadãos para saberem negociar as distâncias, defenderem, por assim dizer, suas proposições sem precisarem lançar mão da coerção e da violência. Portanto, faz-se necessária certa educação para a divergência, para o convívio com a pluralidade dos valores e das diferenças, sobretudo, aprender a avaliar criticamente as convicções sedimentadas e os valores que as constituem. Nesse sentido, as teorias retóricas, como a Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005) e a Problematologia de Michel Meyer (1991), contribuem efetivamente para pensarmos a democracia nas suas diferentes esferas, sobremaneira, no diz que respeito à liberdade da discussão em torno de temas polêmicos e de interesse coletivo. Sendo que muitos assuntos categoricamente controversos, tantas vezes, assumem formatos que se enquadram num molde do dilema, ou mesmo, que esse modelo pode ser utilizado não apenas para argumentar, todavia para fazer refletir as temáticas. Diante disso, propomos, em diálogo com o filósofo Michael Sandel (2013), a aplicabilidade desse molde quase lógico como dispositivo argumentativo-analítico-educativo e problematológico, destarte, como mecanismo tanto que põe em questão os valores aos quais estamos agarrados, bem como auxilia no processo argumentativo. Para tanto, fazemos um percurso teórico e procedemos ao apontamento de algumas possibilidades de aplicação, de igual modo, a análise de textos opinativos do domínio da política sob a ótica da noção supramencionada.

Biografia do Autor

Lucas Nascimento, Universidade Federal da Bahia
Doutorando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLINC), orientado pelo Prof. Dr. Elmo José dos Santos; bolsista de doutorado na FAPESB; mestre em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB); licenciado em Letras (UESB); pesquisador no Grupo de Estudos em Teorias do Discurso (GETED/UESB) e professor.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. (Tradução: Marcelo Silvano Madeira). São Paulo: Riddel, 2007.

AZEVEDO, Reinaldo. A lógica do mal menor, disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-logica-do-mal-menor/, acesso em: 01, set., 2014.

______. Por que jamais votaria em Marina Silva — nem que ela viesse a disputar o segundo turno com Dilma. Ou: Voo cego de um avião sem dono, disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/por-que-jamais-votaria-emmarina-silva-nem-que-ela-viesse-a-disputar-o-segundo-turno-com-dilma-ou-voocego-de-um-aviao-sem-dono/, acesso em: 25, ago., 2014.

CORONATO, Marcos. O filósofo e a justiça, disponível em: http://http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2012/05/o-filosofo-e-justica.html, acesso em: 05, nov., 2014.

D’AMORE, Giulia. Aécio Neves, o mal menor!, disponível em: http://afeexplicada.wordpress.com/2014/09/10/aecio-neves-o-mal-menor/, acesso em: 05, nov., 2014.

EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: redação e argumentação e leitura. São Paulo: Geração editorial, 2010.

GALINGO, Rogério. Presidente do PSDB paranaense vê marina como mal menor num 2º turno, disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/presidente-do-psdb-paranaenseve-marina-como-mal-menor-num-2-turno-com-dilma/, acesso em: 05, nov., 2014.

MANELI, Mieczyslaw. A nova retórica de Perelman: filosofia e metodologia para o século XXI. Barueri, SP: Manole, 2004.

MEYER, Michel. A problematologia: filosofia, ciência e linguagem. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

______. Questões de retórica; linguagem, razão e sedução. Lisboa: edições 70, 2007.

MOSCA, Lineide do Lago Salvador. Velhas e novas retóricas: convergências e desdobramentos. In: MOSCA, Lineide do Lago Salvador (org.). Retóricas de ontem e de hoje. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

OLIVEIRA, Renato José. A nova retórica, a problematologia e a educação. In: LEMGRUBER, Márcio Siveira; OLIVEIRA, Renato José. Teoria da argumentação e educação. Juiz de fora: UFJF, 2011.

OLIVEIRA, Samir. Michael Sandel: “Debate sobre Justiça, igualdade social e papel do mercado nas nossas vidas irá melhorar a democracia”, disponível em: http://www.sul21.com.br/jornal/michael-sandel-debate-sobrejustica-igualdade-social-e-papel-do-mercado-nas-nossas-vidas-ira-melhorar-ademocracia/, acesso em: 01, nov., 2014.

PASCAL. Pensées. Ed. Brunschevicg. In: PERELMAN, Chaïm.; OLBRECHTSTYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

PERELMAN, Chaïm. Ética e direito. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. Retóricas. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

PERELMAN, Chaïm.; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

Contra a perfeição: ética na era da engenharia genética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

______. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Publicado
2014-10-24
Como Citar
Nascimento, L. (2014). O PLURALISMO RETÓRICO E A RAZOABILIDADE DO DILEMA COMO DISPOSITIVO ARGUMENTATIVO, EDUCATIVO E PROBLEMATOLÓGICO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (1). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i1.10