PONTOS DE INFLEXÃO NA IDEIA DE GESTÃO EDUCACIONAL DE HELOÍSA LÜCK

  • Zionel Santana Universidade Vale do Rio Verde
Palavras-chave: Gestão; Escola; Descentralização; Educacional.

Resumo

O objetivo deste artigo é aproximar a delimitação conceitual em Heloíse Lück (2006) de gestão paradigmática a ideia de paradigma de Thomas Kuhn (2007). A delimitação conceitual de gestão paradigmática está presente na coleção de cadernos de Heloísa Lück (2006) em suas variações. Em Kuhn (2007), a ideia de paradigma foi desenvolvida em sua obra “A Estrutura das Revoluções Científicas”. Em um segundo momento aproximamos a delimitação conceitual de Lück (2006) sobre gestão da ideia de Follett (1997). O tipo de pesquisa utilizado na produção deste texto foi a bibliográfica de acordo com Köche (2015) que parte da apropriação de conceitos e concepções presentes na literatura.  Desta forma adotou-se o método hipotético-dedutivo (MARCONI; LAKATOS 2009) a partir do problema levantado sobre aproximação da ideia de gestão e da ideia de paradigma. O resultado da pesquisa aponta para o estranhamento entre a delimitação conceitual de gestão paradigmática em Kuhn (2007) e Follett (1997). A hipótese de trabalho nesta pesquisa parte da suposição que a delimitação da ideia de gestão de Lück (2006) traria possíveis interpretações diferentes sobre a gestão do ensino na educação brasileira.

Referências

GRAHAM, Pauline. (org). Mary Parker Follett: profeta do gerenciamento. Tradução: Eliana Chiochet de Abreu Lima. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução: Beatriz Viana Boeira; Nelson Boeira. Perspectiva: São Paulo, 2007.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. Vol. I.

___________. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. Vol. II.

___________. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. Vol. V.

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Publicado
2021-04-11
Como Citar
Santana, Z. (2021). PONTOS DE INFLEXÃO NA IDEIA DE GESTÃO EDUCACIONAL DE HELOÍSA LÜCK. Argumentos Pró-Educação, 6. https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e742
Seção
Artigos