Os modelos escolares na Primeira República em Mato Grosso

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida Universidade de Cuiabá
  • Mariana Gomes de Oliveira Universidade de Cuiabá

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo os Regulamentos da Instrução Pública Primária de Mato Grosso, com o objetivo de analisar os documentos oficiais que retratavam os modelos escolares e as aspirações governamentais vigentes na Primeira República. Ancorada na dimensão metodológica da abordagem histórico-cultural, a pesquisa vincula-se ao grupo Ghemat Brasil. O percurso teórico-metodológico constitui-se por meio da narrativa acerca dos modelos escolares do período Imperial e Primeira República no Estado de Mato Grosso, a partir de fontes inventariadas no Instituto Memória e Arquivo Público: mensagens presidenciais, atas de exames e demais documentos produzidos nos anos finais do século XIX e início do século XX. O estudo aponta os elementos essenciais para compreensão do processo de historicização dos Regulamentos que determinavam as normativas para a Instrução Pública Primária do Estado de Mato Grosso e as fontes revelam os processos e dinâmicas que regulamentavam a organização pedagógica e disposição dos modelos escolares.

Biografia do Autor

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000) Têm experiências na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica, Professora da Educação Básica e do Ensino Superior. Atualmente orienta TCC no curso de Pedagogia e docente do Programa de Pós Graduação Stricto sensu do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá.
Mariana Gomes de Oliveira, Universidade de Cuiabá
 Mestrado Acadêmico em Ensino (conclusão 02/2019). Possui Especialização com ênfase em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes (2013). Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2011). Tem experiência em advocacia na área de Direito de Família e Sucessões. Atualmente possui vínculo como professora universitária no curso de graduação em Direito na Universidade de Cuiabá (UNIC), onde leciona as matérias de Direito Empresarial: Teoria Geral da Empresa, Títulos de Crédito e Recuperação Judicial e Falência e na Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM desde 2016. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) desde 2017. Tutora à distância no curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública promovida pelo IFMT/VG (EAD - 2018).
Publicado
2019-06-25
Como Citar
Almeida, L. I. M. V. de, & Oliveira, M. G. de. (2019). Os modelos escolares na Primeira República em Mato Grosso. Argumentos Pró-Educação, 4(11). https://doi.org/10.24280/ape.v4i11.551
Seção
Número Temático