Trabalho docente: formação e desenvolvimento da identidade do professor de matemática
Resumo
O presente ensaio discute o trabalho docente do professor de matemática em uma perspectiva histórico-cultural no movimento formativo da construção da identidade e da profissionalização desse professor. Constituído por meio de estudos teóricos, tem-se como objetivo elucidar as possíveis relações que podem ser observadas entre o trabalho docente e a construção da identidade do professor de matemática na proposta de apresentar algumas determinações sobre o trabalho – em uma perspectiva marxiana – trabalho docente, identidade e formação em movimento do professor de matemática. O texto apresenta uma análise com elementos do método histórico-dialético que indicam possíveis relações entre o profissional e a formação continuada que contribuem para a constituição da identidade docente do sujeito que ensina e organiza o conhecimento escolar em matemática por meio de sua atividade principal.Copyright (c) 2019 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.