Trabalho docente: formação e desenvolvimento da identidade do professor de matemática

Resumo

O presente ensaio discute o trabalho docente do professor de matemática em uma perspectiva histórico-cultural no movimento formativo da construção da identidade e da profissionalização desse professor. Constituído por meio de estudos teóricos, tem-se como objetivo elucidar as possíveis relações que podem ser observadas entre o trabalho docente e a construção da identidade do professor de matemática na proposta de apresentar algumas determinações sobre o trabalho – em uma perspectiva marxiana – trabalho docente, identidade e formação em movimento do professor de matemática. O texto apresenta uma análise com elementos do método histórico-dialético que indicam possíveis relações entre o profissional e a formação continuada que contribuem para a constituição da identidade docente do sujeito que ensina e organiza o conhecimento escolar em matemática por meio de sua atividade principal.

Biografia do Autor

Bruno Silva Silvestre, SME - Goiânia UFG - Doutorando do programa de Educação em Ciências e Matemática
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática UFG (2018). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2016). Especialista em Educação Matemática UFG (2014). Especialista em Educação Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE), FABEC (2013). Concluída graduação, Licenciatura em Matemática - Faculdades Alfredo Nasser (2011). Atualmente está como professor na Secretaria Municipal de Educação (Goiânia), professor no Colégio LASSALE e professor do Ensino Superior (INSTITUTO WALLON)(UNIFAN) . Integrante do GEMat, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Teoria Histórico Cultural, Ensino Lúdico e Formação de Professores de Matemática.
Publicado
2019-04-24
Como Citar
Silvestre, B. S. (2019). Trabalho docente: formação e desenvolvimento da identidade do professor de matemática. Argumentos Pró-Educação, 4(10). https://doi.org/10.24280/ape.v4i10.384
Seção
Ensaio