Uso de jogos para o atendimento a crianças com dificuldades na alfabetização

  • Andreia Osti Universidade Estadual Paulista (UNESP) http://orcid.org/0000-0002-7605-2347
  • Tatiana Andrade Fernandes de Lucca PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO
  • Ana Carolina Manfroni PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, é resultado de um projeto que objetivou proporcionar a crianças que apresentavam atraso em seu processo de alfabetização uma forma diferente e lúdica de aprender a ler e a escrever. Participaram 93 alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, de duas escolas públicas municipais no interior de São Paulo, que não estavam alfabetizados ou que estavam com defasagem na aprendizagem da leitura e escrita. Os alunos foram atendidos uma vez por semana em sessões de até uma hora de duração, por estudantes do curso de Pedagogia. Foram realizadas intervenções em que jogos foram utilizados com o intuito de propor uma intervenção focada na leitura e escrita. Os resultados evidenciaram que as crianças atendidas tiveram progresso em sua aprendizagem. Os participantes do processo demonstraram alegria em terem integrado o projeto, uma vez que suas necessidades e dificuldades foram trabalhadas de forma prazerosa e lúdica.

Biografia do Autor

Andreia Osti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Departamento de Educação / UNESP
Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO
PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTALMESTRANDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP DE RIO CLARO 
Ana Carolina Manfroni, PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO
PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Publicado
2019-04-24
Como Citar
Osti, A., de Lucca, T. A. F., & Manfroni, A. C. (2019). Uso de jogos para o atendimento a crianças com dificuldades na alfabetização. Argumentos Pró-Educação, 4(10). https://doi.org/10.24280/ape.v4i10.378
Seção
Artigos