Inclusão e integração do refugiado: reflexões iniciais a partir do contexto educacional

  • Poliana Fabíula Cardozo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ - UNICENTRO
  • Vinícius Alves da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ - UNICENTRO

Resumo

O presente artigo versa sobre a temática dos refugiados no viés da educação, abordando de forma preliminar a inclusão e a integração do aluno refugiado no âmbito escolar a partir de uma análise das leis educacionais. Visa contribuir para o debate na medida em que objetiva conduzir, de forma introdutória, uma análise acerca da inclusão e da integração do aluno refugiado em uma perspectiva das leis que regem a educação. A abordagem metodológica se fundamenta em uma análise teórica documental no campo da educação, contemplando as leis educacionais. Os resultados apontam que a educação ainda precisa trilhar os caminhos da inclusão, pois deixa falhas, não permitindo a consolidação de um processo educacional inclusivo, com programas educacionais específicos. Mostra-se muitas vezes limitada e exclusiva não permeando o sentido mais concreto da educação do futuro.

Biografia do Autor

Poliana Fabíula Cardozo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ - UNICENTRO
BACHAREL E MESTRE EM TURISMO, DOUTORA EM GEOGRAFIA, PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO.
Vinícius Alves da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ - UNICENTRO
BACHAREL E LICENCIADO EM HISTÓRIA, ESPECIALISTA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, MESTRANDO EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ - UNICENTRO.
Publicado
2018-07-18
Como Citar
Cardozo, P. F., & Alves da Silva, V. (2018). Inclusão e integração do refugiado: reflexões iniciais a partir do contexto educacional. Argumentos Pró-Educação, 3(8). https://doi.org/10.24280/ape.v3i8.360
Seção
Artigos