Estagiários de Pedagogia na gestão universitária: do acompanhamento à relação teoria e prática

  • Alan Leite Moreira Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Paula Furtado Soares Pontes Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar e discutir o acompanhamento do estágio não obrigatório de estudantes de Pedagogia que atuavam em setores/projetos não diretamente relacionados ao ensino em uma Universidade Federal brasileira, bem como analisar a relação teoria-prática presente nessa experiência formativa. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a Coordenadora de Estágio da Instituição, com os supervisores/orientadores de estágio e com os estagiários. O tratamento desses dados se deu por meio da análise de conteúdo. Evidenciou-se o distanciamento entre a Coordenação de Estágio, os supervisores/orientador-estagiários e o curso de Pedagogia, bem como a frágil relação teoria-prática.

Biografia do Autor

Alan Leite Moreira, Universidade Federal da Paraíba
Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2017). Especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Graduado no bacharelado em Farmácia pela UFPB (2013) e na Licenciatura em Química pela UFPB (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente da UFPB (2015-atual). Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB (2014-atual) e Professor de Química da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2013-atual).
Ana Paula Furtado Soares Pontes, Universidade Federal da Paraíba
Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Fundamentos da Educação pela UFPE (1989). Graduada em Pedagogia pela UFPE (1987). Professora da UFPB do Departamento de Habilitações Pedagógicas (2008-atual) e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (2015-atual).
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Moreira, A. L., & Pontes, A. P. F. S. (2018). Estagiários de Pedagogia na gestão universitária: do acompanhamento à relação teoria e prática. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.293