Contribuições das funções executivas para o desempenho acadêmico

  • Claudia Silva Carvalho UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
  • Débora Cecílio Fernandes Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, PR

Resumo

Este estudo teve o objetivo de explorar as relações entre as funções executivas e o desempenho acadêmico. Participaram da pesquisa 142 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas do sul de Minas Gerais, no Brasil, com idade média de 8,15 (DP=0,36), sendo que 79 eram meninos. Foram aplicados o Teste de Stroop Computadorizado, o Teste de Trilhas – parte B, a Torre de Londres e o Teste de Memória de Trabalho Auditiva e Visual. O desempenho foi verificado por meio das notas bimestrais liberadas pela escola. Foram obtidas correlações entre o Teste de Trilhas-B e todas as disciplinas, menos Religião, entre a Torre de Londres e Matemática, Artes e Literatura, entre Memória de Trabalho Auditiva e Ciências e Literatura, entre os grupos de alto e baixo desempenho e o Teste de Trilhas-B, Memória de Trabalho Auditiva e Visual. A regressão logística binária mostrou que a flexibilidade cognitiva explicou significativamente 29,6% da variância do desempenho. Os resultados colaboram com as discussões sobre a importância das funções executivas para o desempenho acadêmico.

Biografia do Autor

Claudia Silva Carvalho, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
Mestre em educação pela UNIVÁS/MG e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Educativos.
Débora Cecílio Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, PR
Doutora em Neuropsicologia Clínica Universidad de Salamanca (2011), com equivalência pela Faculdade de Ciências Médicas, área de Neurologia, da Unicamp e Docente colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, PR)
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Carvalho, C. S., & Fernandes, D. C. (2018). Contribuições das funções executivas para o desempenho acadêmico. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.292