A importância do método: pesquisa qualitativa em contexto de sala de aula

  • Gabriel Fortes Macedo Universidade Federal de Pernambuco - Doutorando do programa de Psicologia Cognitiva
  • Nancy Ramírez Universidade Federal de Pernambuco - Doutoranda do programa de Psicologia Cognitiva
  • Dayse Souza Universidade Federal de Pernambuco - Doutoranda do programa de Psicologia Cognitiva

Resumo

Este artigo discute a importância de estudos naturalistas para observação de ambientes educacionais que visam aplicação prática do conhecimento acadêmico para sala de aula. A partir de três estudos realizados em um mesmo ambiente educacional, no qual a argumentação é sistematicamente praticada, se reflete sobre a importância da fundamentação metodológica e dos recursos analíticos na construção de um modelo qualitativo de ciência. Cada estudo é decorrente de uma pesquisa independente, com objetivos diferentes, os quais buscaram entender o impacto do desenho pedagógico nos processos psicológicos de alunos de um curso de Psicologia. A partir da reflexão se chama a atenção sobre as implicações práticas que advém da coerência entre o referencial epistemológico e as escolhas metodológicas e analíticas no contexto educativo e da aprendizagem, relação que garante a validez, confiabilidade e generalidade da pesquisa científica.
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Macedo, G. F., Ramírez, N., & Souza, D. (2018). A importância do método: pesquisa qualitativa em contexto de sala de aula. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.285