Teoria de Piaget: revisão sistemática da produção acadêmica no campo da educação

  • Nicássia Feliciana Novôa IF Sudeste MG
  • Simone Carla Delfino Franco
  • Helder Antônio Silva IF Sudeste MG

Resumo

Este estudo tem como objetivo a revisão sistemática da literatura brasileira acerca da Teoria de Piaget na área da Educação e Pesquisa Educacional na base de dados da Scielo no período de 2005 - 2014. Esse debate é necessário na medida em que se retrata a relevância dos estudos Piagetianos para a educação. A pesquisa evidenciou a existência de um campo vasto a ser explorado pelos pesquisadores para desenvolver estudos empíricos aplicando a Epistemologia Genética na sua totalidade, dentro dos limites do contexto a ser aplicado, para identificar peculiaridades da realidade dos fenômenos da aprendizagem nos vários contextos e ambientes educacionais no Brasil.

Biografia do Autor

Nicássia Feliciana Novôa, IF Sudeste MG
Professora do Curso Superior em Administração do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. Administradora, Pedagoga e Doutora em Administração de Empresas pelo IAG PUC-Rio de Janeiro.
Simone Carla Delfino Franco
Bacharel em Psicologia, Licenciatura em Pedagogia e Mestre em Administração pela Unihorizontes.
Helder Antônio Silva, IF Sudeste MG
Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei (1997), graduação em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação do Sudeste de Minas Gerais (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, empreendedorismo internacional, qualidade, sistemas de gestão, gestão da qualidade, auditoria da qualidade, gestão ambiental, estatística, planejamento de experimentos (DOE), controle estatístico de processo (CEP), pesquisa operacional, método multicritério de tomada de decisão (AHP). 
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Novôa, N. F., Franco, S. C. D., & Silva, H. A. (2018). Teoria de Piaget: revisão sistemática da produção acadêmica no campo da educação. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.280