Aproximações e distanciamentos da C&T da educação dos trabalhadores nos Institutos Federais

  • Marcos Aurelio Schwede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
  • Domingos Leite Lima Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Resumo

Neste artigo analisa-se como a Ciência e a Tecnologia – C&T são aproximadas e distanciadas das ofertas educacionais destinadas aos trabalhadores, buscando-se aprofundar essa análise no âmbito dos Institutos Federais de Educação – IF. Como campo empírico de investigação, analisou-se o Instituto Federal de Educação de Santa Catarina – IFSC. Para a condução da pesquisa adotou-se o referencial teórico e metodológico do Materialismo Histórico e Dialético, utilizando-se como procedimentos de pesquisa a análise de bibliografias relacionadas ao transcurso histórico abrangente, bem como entrevistas com professores e gestores do IFSC. Como resultado verificou-se que, em uma trajetória histórica, ora a C&T são aproximadas das ofertas educacionais, ora são distanciadas a partir dos interesses a serem atendidos. Nos IF, verifica-se que, ao mesmo tempo em que é incentivada a produção de C&T, de modo diverso também constitui-se verdadeira arquitetura educacional, em que propostas educacionais lastreadas em conhecimentos científicos, tecnológicos e histórico-sociais permanecem restritas.

Biografia do Autor

Marcos Aurelio Schwede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).
Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
DOMINGOS LEITE LIMA FILHO, engenheiro eletricista e licenciado em educação, concluiu Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Salamanca (2009). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (mestrado e doutorado), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É Pesquisador Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Foi professor pesquisador visitante do Departamento de Sociologia da Universidade de Salamanca, nos períodos 2008/2009 e 2000/2001. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET/UTFPR) e pesquisador do Grupo THESE – Projetos Integrados em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF). Participa do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Rede de Estudos do Trabalho (RET).
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Schwede, M. A., & Lima Filho, D. L. (2018). Aproximações e distanciamentos da C&T da educação dos trabalhadores nos Institutos Federais. Argumentos Pró-Educação, 3(7). https://doi.org/10.24280/ape.v3i7.273