Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos do ensino fundamental

  • Nayara Campos da Cunha http://orcid.org/0000-0003-2406-0895
  • Juliana de Lima Passos Rezende Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Izabella Scalabrini Saraiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Estudos anteriores vêm relatando a dificuldade no ensino de Botânica por professores de Ciências, logo, torna-se necessário o uso de materiais para auxiliá-los no ensino deste conteúdo. Tendo em vista que o livro didático é o principal recurso pedagógico utilizado nas escolas da rede pública, acredita-se que este tenha papel relevante na melhoria desse ensino. Dessa forma, a presente pesquisa se propôs a analisar o conteúdo de Botânica em quatro livros didáticos do 7º ano a partir de critérios fundamentados pelo referencial na área e contextualizados com a realidade deste ensino. Foram encontrados erros conceituais, desatualização e simplificações em parte dos livros. Entretanto, se bem escolhido, o livro didático pode auxiliar nas melhorias nesse ensino a partir de seus conteúdos e de suas diversas práticas e exercícios complementares, permitindo que o educando se aproxime mais do reino vegetal e veja as diversas utilidades da Botânica em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Nayara Campos da Cunha
Formada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Juliana de Lima Passos Rezende, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Professora Assistente IV, Departamento de Ciências Biológicas
Izabella Scalabrini Saraiva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Professora Assistente IV, Departamento de Ciências Biológicas
Publicado
2017-12-05
Como Citar
Campos da Cunha, N., de Lima Passos Rezende, J., & Scalabrini Saraiva, I. (2017). Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos do ensino fundamental. Argumentos Pró-Educação, 2(6). https://doi.org/10.24280/ape.v2i6.237
Seção
Artigos