Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos do ensino fundamental
Resumo
Estudos anteriores vêm relatando a dificuldade no ensino de Botânica por professores de Ciências, logo, torna-se necessário o uso de materiais para auxiliá-los no ensino deste conteúdo. Tendo em vista que o livro didático é o principal recurso pedagógico utilizado nas escolas da rede pública, acredita-se que este tenha papel relevante na melhoria desse ensino. Dessa forma, a presente pesquisa se propôs a analisar o conteúdo de Botânica em quatro livros didáticos do 7º ano a partir de critérios fundamentados pelo referencial na área e contextualizados com a realidade deste ensino. Foram encontrados erros conceituais, desatualização e simplificações em parte dos livros. Entretanto, se bem escolhido, o livro didático pode auxiliar nas melhorias nesse ensino a partir de seus conteúdos e de suas diversas práticas e exercícios complementares, permitindo que o educando se aproxime mais do reino vegetal e veja as diversas utilidades da Botânica em seu cotidiano.Copyright (c) 2017 Argumentos Pró-Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicarem na Argumentos Pró-Educação concordam com os seguintes termos:
1 - mantém os direito autorais e concendem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licendicado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;
2 - têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do texto publicado nesta revista, como por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3 - têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho on-line, como por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua própria página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isto pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado.