A pós-graduação em Educação e a especificidade da pesquisa educacional

  • Dermeval Saviani Professor Emérito da UNICAMP

Resumo

Este artigo busca mostrar que, sendo o objetivo da pós-graduação “stricto sensu” a formação do pesquisador, o mestrado em educação desempenha papel fundamental na formação de pesquisadores educacionais. Para tanto, no primeiro momento se esclarece o conceito de pós-graduação caracterizando, no segundo momento, o processo de implantação da pós-graduação no Brasil para, no terceiro momento, explicitar o significado de pesquisa educacional evidenciando sua especificidade. Constata-se, enfim, que, se toda pós-graduação em educação envolve, de algum modo, pesquisa relacionada à educação, nem toda pós-graduação em educação desenvolve pesquisas especificamente educacionais. Conclui-se, então, pela necessidade de que os Programas de Mestrado em Educação se capacitem para produzir pesquisas educacionais em sentido próprio.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Professor Emérito da UNICAMP
Doutor em Filosofia da Educação. Professor Emérito da UNICAMP.
Publicado
2017-04-28
Como Citar
Saviani, D. (2017). A pós-graduação em Educação e a especificidade da pesquisa educacional. Argumentos Pró-Educação, 2(4). https://doi.org/10.24280/ape.v2i4.184
Seção
Artigos